Os cafés brasileiros são reconhecidos no mundo todo por sua qualidade, somos um dos maiores produtores do mundo há mais de 150 anos e grandes apreciadores de um bom café. Essas são características muito especiais que permitem todas as condições para desenvolver bebidas excelentes.
Por isso, neste conteúdo você vai conferir uma lista muito saborosa e aromática com marcas de café brasileiros da atualidade, desde os mais simples até os cafés gourmet (o verdadeiro café especial gourmet, ok?).
Veja opções que estão conquistando o coração e o paladar dos amantes e apreciadores do cafezinho nosso de cada dia, lembrando que a ordem apresentada aqui não configura um ranking do melhor para o pior. Mas sim aromas e experiências que você deveria experimentar, por isso o critério utilizado aqui é o de apresentar produtos diversificados e de qualidade.
1. Intenso Orfeu
A Orfeu está no mercado desde 2005. Hoje é uma das marcas mais renomadas no segmento.
Seus cafés são conhecidos por serem bastante aromáticos, encorpados, mas aveludados e com baixa acidez. A versão intensa segue essas características, com torra escura, notas de compota e alta doçura.
2. Café Gourmet Santa Mônica
Os grãos do café gourmet Santa Mônica são 100% Arábica, cultivados na cidade de Machado, no sul mineiro.
A região é de boa altitude, preservando as ótimas qualidades do grão. Depois, ele passa por uma torra média, que promove aspectos bem balanceados no produto final. No paladar, as notas achocolatadas e a cremosidade impressionam.
3. Café Baggio Expresso Gourmet
O italiano Salvatore Baggio começou a expansão de seu café no fim da década de 1970. Hoje, os cafés Baggio gourmet já são encontrados em cápsulas compatíveis com máquinas Nespresso.
O blend expresso gourmet é o rótulo mais premiado da marca. Ele apresenta aroma incomparável, com opções de chocolate trufado, menta, vanilla, avelã ou caramelo. Sem dúvida uma ótima opção para sua lista!
4. Café Gourmet Cerrado Mineiro
Com grãos produzidos no cerrado mineiro – que favorecem o cultivo dos grãos Arábica – o Café Gourmet Cerrado Mineiro é uma bebida saborosa e aromática.
No paladar, as notas são achocolatadas, com baixa acidez, muito boa doçura e de bom corpo. A torrefação é média, conferindo uma leve sensação de amargor. Experimente sem açúcar e se apaixone!
5. Microlote Octávio Café
A Octávio Café é uma marca bem conhecida no segmento de cafés especiais e gourmet, com uma considerável oferta de grãos com seleção única 100% arábica.
Seus cafés são cremosos e encorpados, de textura aveludada e com notas de castanha, chocolate e caramelo, principalmente.
6. Café Baronesa Gourmet
O Café Baronesa é cultivado nas montanhas da cidade de Bom Sucesso, no sul de Minas. O solo é de alta qualidade. O resultado é um café moído com aroma intenso e corpo médio, devido à torra mais clara.
Na boca, o sabor é adocicado e cítrico, ideal para quem gosta de um café fresco, passado na hora. Os grãos do café Baronesa são muito bem selecionados, por isso a marca é bastante premiada e ainda possui ótimas certificações.
7. Dutra Especial
A Marca Dutra produz cafés especiais reconhecidos. Em 2017, ela venceu o Coffe of The Year na categoria Conilon, chegando também à final na arábica.
Seus cafés têm uma riqueza aromática única, com ótima cremosidade e belas notas de chocolate e caramelo. Sem dúvida, o café Dutra Especial é uma bebida que todo mundo deveria experimentar.
8. Roma Bialetti
A Bialetti é uma das marcas de café do Brasil que investem para além da produção e beneficiamento dos grãos. Ela é responsável pela criação da cafeteira italiana Moka Express, trazendo novas experiências para os amantes do café.
Em 2019, a marca lançou dois blends no mercado, com opções de moagem padrão moka, expresso e café moído. Os cafés Bialetti Roma e Napoli tem colheita manual e seletiva.
Os grãos passam por uma torra média. Enquanto o Nápoli tem aroma mais doce, as notas do Roma puxam para o achocolatado. Todos os processos são controlados de forma rígida pela própria fazenda, o que garante ainda mais a qualidade dos produtos.
9. Café Fazenda Pessegueiro
A Fazenda Pessegueiro está no ramo de cafés desde 1870, ela ingressou no segmento de cafés especiais a partir de 2003. Desde então, os resultados têm sido notáveis.
Com aroma intenso e notas de chocolate, boa doçura e baixa acidez, a Fazenda Pessegueiro é a única brasileira reconhecida com o Award for Coffe Excellence, na categoria “Hidden Treasure”, premiação concedida pela Associação Europeia de Cafés Especiais.
Então, se você procura descobrir uma ótima marca de café da atualidade, é possível que a Fazenda Pessegueiro tenha a resposta.
10. Café torrada em grão América Gourmet
São quase 60 anos atuando no ramo do café, os bem selecionados grãos da América Gourmet passam por uma torrefação muito cuidadosa. Depois, passam por um rápido processo de armazenamento em embalagens, para garantir e conservar os aromas especiais.
O grão Gourmet América proporciona uma bebida de sabor intenso, que remete aos aromas de frutas e chocolate. Ou seja, uma riqueza muito bem harmonizada e equilibrada dentro da sua xícara ou caneca.
11. Café Especial Três corações
A Três Corações é uma marca muito conhecida no mercado brasileiro por oferecer produtos para o dia a dia. Entretanto, ela vem investindo cada vez mais em linhas gourmet. A linha Rituais Cafés Especiais chegou ao mercado recentemente e parece promissora.
Com ela, você pode experimentar blends de grãos produzidos em diversas regiões. Colômbia, Etiópia, sul de minas e mogiana paulista são algumas delas. Todos eles passam por moagem fina e torrefação média, mas com aromas e sabores diferenciados entre si. Vale a pena experimentar!
12. L’OR
A L’OR oferece seus cafés tanto em pó quanto em cápsulas compatíveis com a cafeteira Nespresso, em diversos sabores!
A marca está desde 1992 no mercado, focando a colheita de grãos em microlotes, em busca de maior controle dos padrões de qualidade. Seus cafés gourmet apresentam toques cítricos, com boa cremosidade.
13. Native
Para quem procura produtos orgânicos, a Native se tornou a grande marca de cafés no Brasil. Seus produtos especiais e gourmet passam longe de produtos químicos durante a preparação. O resultado é um café puro e que agrada bastante os clientes.
A torrefação pode proporcionar um café escuro, muito encorpado, com amargor controlado e acidez moderada. Mas a Native Café também apresenta produtos com torra média e clara que com certeza devem ser experimentados.
A cremosidade é marcante. Os grãos são 100% arábica, nas versões torrado em grãos, torrado e moído, onde você encontra notas de amêndoas e chocolate.
14. Coffe++
A Coffe++ não está de brincadeira no mercado. A marca atua no ramo de cafés especiais e já atingiu nada mais do que 89,18 pontos na escala da SCA, com o drip coffe produzido pela fazenda do cafeicultor Ricardo Bartholo. Então, isso quer dizer que você vai experimentar um café de alto padrão.
Ela oferece uma boa variedade de cafés especiais, com diferentes torras e moagens, atendendo a diversos perfis de público. Você vai encontrar cafés com aroma e sabor bem preservados e acidez controlada.
15. Santo Grão
O café Santo Grão é bastante encorpado, com aromas intensos e notas de chocolate no paladar. O grande destaque vai para o Blend Santo Grão. Ele é encorpado, de aroma intenso, com notas que lembram chocolate.
Mesmo com essas nuances, ele passa pela língua em tom aveludado, com retrogosto de licor. A marca foi criada em 2003, tendo sua primeira loja aberta na Oscar Freire, em São Paulo. Desde então, o Santo Grão vem se tornando cada vez mais reconhecido pelos brasileiros.
Chegamos ao fim da nossa lista! Por aqui você deve ter percebido a variedade e a riqueza dos cafés brasileiros, aproveite essas 15 oportunidades de tornar seus dias mais aromáticos e saborosos. Esperamos que você se divirta e aprecie muito essa jornada pelas marcas cafés do Brasil.
O que você achou dessa lista? Já experimentou algum desses cafés? Comente e compartilhe sua experiência com outros apreciadores e amantes do universo do café.
Agora que você já tem todas essas dicas e recomendações para degustar, que tal fazer isso em um local aconchegante e gostoso? Confira o passo a passo de como montar um cantinho do café na sua casa.
Até a próxima!