9 curiosidades sobre o café que você precisa conhecer!

O café é historicamente uma das bebidas mais consumidas no mundo inteiro, afinal, seu aroma e sabor inconfundíveis conquistam praticamente qualquer paladar. Além disso, ele possui uma história rica, cheia de fatos e curiosidades que até mesmo os maiores amantes da bebida podem não conhecer.

Hoje vamos descobrir 9 curiosidades sobre o café. Pegue a sua caneca e sente-se à mesa conosco para conferir cada uma!

9 principais curiosidades sobre o café

Como dissemos, essa bebida tão querida por todos possui uma história repleta de fatos curiosos. Desde a sua origem até a quantidade de copos consumidos diariamente no planeta, ela possui uma trajetória cheia de situações especiais e pode ser que alguma delas te surpreenda. Veja na sequência!

1 . Como o café chegou ao Brasil

Existem diversas narrativas ligadas à origem da bebida em nosso país, mas a principal delas é de que houve uma espécie de “missão de busca” para trazer o café ao nosso território, idealizada pelo governador do Estado do Grão-Pará na época.

Em 1727, o sargento Francisco de Melo Palheta foi o escolhido para liderar a busca, indo até à Guiana Francesa, onde havia algumas mudas de café.

O militar se aproximou da esposa do governador da região e, após conquistar a sua confiança, conseguiu trazer as plantas para o Brasil. Com isso, surgiram as primeiras lavouras em nosso território, que, depois, viria a se tornar o maior produtor do mundo.

2 . Variedades de grão de café

As espécies existentes e os tipos de café são muito variados, porém, as duas principais — que lideram a produção e o consumo em nosso planeta — são: a arábica e canéfora.

No caso do café arábica, seu sabor é mais suave e adocicado, possuindo menores taxas de cafeína. Ele é produzido em regiões de maior altitude, tem um sabor mais delicado, sendo muito utilizado em cafés especiais. Mas, para isso, os grãos escolhidos passam por um processo minucioso até chegar à xícara.

O robusta é uma espécie mais resistente e possível de ser cultivada comercialmente em regiões mais baixas, até ao nível do mar. Possui maior concentração de cafeína em relação ao arábica, resultando em um sabor mais amargo e marcante no paladar. Por muitos anos, era o café geralmente utilizado em produtos mais baratos e de baixa qualidade, mas, recentemente, fazendas começaram a cultivar e processar o Robusta com maior cuidado, oferecendo qualidade semelhante aos dos bons arábicas.

3 . Lenda sobre o descobrimento da planta

A principal lenda sobre a descoberta do grão vem diretamente da África, mais especificamente da Etiópia. Segundo essa narrativa, por volta do século IX, existia um pastor de ovelhas que encontrou seus animais comendo os frutos de uma árvore desconhecida.

Após esse acontecimento, ele percebeu que seus bichos haviam ficado mais ativos e dispostos, utilizando, eles também, a bebida feita daqueles grãos. Algum tempo depois, monges passaram a usar o grão para fazer uma bebida que poderia deixá-los totalmente dispostos durante as orações ou vigílias.

4 . No Brasil existe o dia nacional do café

O grão de café é tão importante em nossa cultura que foi criado um dia nacional para ele. Essa data foi oficializada em 2005 pela Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC).

Ela é celebrada no dia 24 de maio e simboliza o início da colheita na maioria das regiões produtoras aqui do país, sendo um dia muito especial não só para os amantes desse item, mas também para os produtores.

5 . O café é uma fruta

Mesmo não sendo muito utilizada, a polpa do café é essencial para saber o momento ideal de realizar a colheita.

Geralmente, quando ela atinge uma cor avermelhada ou dourada — dependendo da espécie —, é a hora de começar a colher.

Isso é muito importante, pois o café só consegue se desenvolver de maneira efetiva quando está no pé da planta. Quando ele é retirado antes do momento certo, seu amadurecimento é interrompido e ele não consegue mais evoluir.

6 . O Brasil é um dos maiores produtores do mundo

Segundo dados de um relatório da Organização Internacional do Café (OIC), o Brasil é o principal responsável pela produção mundial do grão, ficando com cerca um terço de toda a quantidade produzida no mundo. Essa liderança é ocupada há mais de 150 anos e mostra a intensa ligação do grão à nossa cultura, pois nós também somos um dos maiores consumidores de café do mundo.

Junto ao Brasil, outras regiões tropicais do continente americano possuem uma grande parcela de responsabilidade na exportação desse produto, produzindo cerca de 47% do total no planeta.

7 . O café pode ajudar a prevenir o Parkinson

O café possui diversos benefícios para a saúde e a cafeína presente em sua composição ajuda a proteger as células do sistema nervoso central. Ele também auxilia a estimular a liberação da dopamina, um neurotransmissor que, quando presente em baixos níveis, pode aumentar os riscos do aparecimento da doença de Parkinson.

Por conta disso, o café poderia contribuir para a prevenção dessa doença, segundo alguns estudos [1] [2].

8 . As primeiras cafeterias do mundo surgiram no Oriente Médio

O consumo desse item não poderia ficar restrito somente às casas, ele logo foi apreciado também em locais públicos. Essas novas cafeterias eram chamadas de “yahveh khaneh” e ficaram populares, sendo um lugar onde as pessoas se reuniam paradiversas atividades sociais: conversar, ouvir músicas e até jogar.

9. Ele é a segunda bebida mais consumida no mundo


O café é nada menos que o segundo colocado no ranking mundial de bebidas mais consumidas, com milhões de xícaras tomadas diariamente. Isso acontece principalmente por conta de seus benefícios para a saúde e sua capacidade de nos manter dispostos durante todo o dia.

Seu consumo fica atrás apenas da água, uma bebida que atende às necessidades básicas de hidratação do corpo humano.

Gostou de conhecer essas novidades sobre essa bebida tão querida por todos? A trajetória dela até os dias de hoje foi cheia de fatos importantes para a história da humanidade, sendo um item que faz parte de nossas vidas. Se você gostou desse tipo de conteúdo, aproveite para conferir nosso post sobre cafés e seus métodos de extração.

Referências:
1- HARVARD SCHOOL OF PUBLIC HEALTH. The nutrition source: caffeine. Disponível em: https://www.hsph.harvard.edu/nutritionsource/caffeine/. Acesso em 16 nov 2022
2- LUDWIG, I. A.; et al. Coffee: biochemistry and potential impact on health. Food Funct. 5. 8; 1695-717, 2014

Avalie este post
Photo of author

Autor: Duas Xícaras

Deixe um comentário