Cafeteira Italiana: qual a melhor e como escolher

Os métodos de preparo de café têm impacto direto na expressão dos sabores e aromas da bebida que vão na sua xícara ou caneca. Nesse sentido, a cafeteira italiana — também conhecida como cafeteira Moka — é um dos melhores métodos para fazer cafés incomparáveis.

Por isso, aqui no Blog da Duas Xícaras, você vai conferir as 6 melhores cafeteiras italianas para suas necessidades diárias. Além disso, vai aprender tudo sobre elas: como funcionam, como utilizá-las, como escolher o tamanho ideal e muito mais.

Como a cafeteira italiana funciona?

A cafeteira italiana (Moka) é uma cafeteira à pressão criada e patenteada por Luigi de Ponti, em 1933, sob o nome de Alfonso Bialetti. É reconhecida por preparar um café de ótima qualidade, utilizando um mecanismo de percolação.

A cafeteira Bialetti Moka atual tem as mesmas bases e mecanismos de funcionamento inventados por Luigi de Ponti. Eles são divididos em três partes:

• Parte de baixo: reservatório de água;
•Parte do meio: local onde é colocado o pó de café;
• Parte de cima: reservatório do café após o preparo.

Dessa forma, quando a água atinge o ponto de ebulição, transforma-se em vapor. Esse vapor faz a pressão interna da cafeteira subir, com isso, a água é expelida para cima e entra em contato com o café. Por fim, a bebida fica armazenada na parte de cima.

Como usar a cafeteira italiana?

Preparar um café na cafeteira italiana não tem mistério algum. O processo é simples e, em questão de 5 minutos, você já tem uma bebida saborosa na sua xícara ou caneca.

Porém, é preciso que você observe essas duas dicas de segurança:

1) Fique atento ao nível de água no reservatório. Ele nunca deve ultrapassar a linha da válvula de segurança!

2) Nunca abra a cafeteira durante o processo de ebulição da água. Nunca mesmo, ok?

Então, basta seguir os passos abaixo:

• Coloque água no recipiente inferior, até abaixo da válvula de segurança;
• Coloque o pó de café no filtro, sem pressionar, depois, encaixe o filtro na caldeira (reservatório de água);
• Encaixe a parte superior da moka;
• Leve ao fogão em fogo baixo ou ligue na energia elétrica;
• Ao atingir a temperatura, a pressão irá fazer o café subir;
• Desligue o fogo quando a parte superior estiver cheia de café;
• Sirva!

Quais são os tipos de moagem adequados para a cafeteira italiana?

A moagem mais adequada para cafeteira moka é a média grossa. Um dos grandes erros de quem está começando a se aventurar no universo do café é colocar pó de moagem fina na cafeteria italiana, como aqueles disponíveis nos supermercados, que são feitos para café coado.

Isso pode trazer risco à sua segurança, já que o pó fino pode impedir a passagem da água para parte intermediária do aparelho.

Qual o tamanho da cafeteria italiana ideal para você?

No mercado, você pode encontrar diversos tamanhos de cafeteiras que oferecem quantidades de xícaras variadas por cada ciclo. Dessa forma, é preciso avaliar suas necessidades diárias e o equipamento capaz de atender a sua demanda.

Tenha em mente que a medida padrão da cafeteria italiana é de 50 ml por xícara. Por exemplo, se a cafeteira tem capacidade para 6 xícaras, então ela prepara 300 ml de café por vez.

Se você está acostumado a tomar café em xícaras ou copos de 150 a 200 ml, ou mesmo em canecas (com uma capacidade ainda maior), então é recomendado investir em uma cafeteira com uma capacidade superior.

O que é melhor: cafeteira italiana de inox ou alumínio?

O melhor material é aquele que melhor se adapta ao seu fogão. Se for o fogão convencional, de boca, tanto a cafeteira de inox quanto a de alumínio servem.

Porém, se for um fogão de indução, apenas a cafeteira de inox irá funcionar, desde que seja apropriada para esse tipo de fogão. Uma vantagem da cafeteira em inox é que ela tende a manter o café quente por um pouco mais de tempo.

Como higienizar a cafeteira italiana?

A limpeza diária da cafeteira italiana deve ser feita apenas com água quente e um pano limpo. Para isso, você precisará desmontar o aparelho e descartar todo o pó que resta no funil.

O próximo passo é lavar as peças da cafeteira em água corrente. Depois, seque bem com o pano.

Além disso, faça a limpeza profunda da cafeteira a cada sete dias. Esse procedimento também é simples, a diferença é que você vai precisar de um detergente neutro e uma esponja. Lave as peças com o lado macio e depois enxágue e seque bem.

Quando é necessário trocar o anel de vedação e porta filtro?

É aconselhável trocar o anel de vedação quando a cafeteira estiver demorando mais que o normal para preparar a bebida. Além disso, se você sentir que a borracha não encosta na hora do encaixe ou se a pressão na válvula for menor que o normal, realize a troca do objeto.

Já o porta filtro deve ser substituído sempre que estiver entupido, o que pode acontecer com o uso constante do equipamento.

As 6 melhores cafeteiras italianas do mercado

Existem diversas opções de cafeteiras italianas no mercado, desde as mais simples, ideais para os iniciantes, até as mais sofisticadas, que os profissionais adoram. Fizemos uma lista de opções com a descrição das características de cada um. Assim, você poderá escolher qual atenderá melhor às suas expectativas. Confira:

1 . Cafeteira italiana Bialetti Nuova Moka Express

Essa é a cafeteira italiana mais usada para preparar café no continente europeu. Além da fama, a cafeteira italiana Bialetti Nuova Moka Express 1143 é um equipamento de muita qualidade e prático de se usar.

O corpo da Moka é confeccionado em alumínio e tem capacidade para preparar de 4 a 6 xícaras de café. Ela conta com uma alça revestida, que protege você contra o risco de queimaduras e acidentes. Assim, mantenha o cabo longe da fonte de fogo para que ele não derreta.

Antes de comprar, verifique se o seu fogão tem bocas muito grandes que emitem uma chama muito forte. A Bialetti Moka Express não é indicada para esse tipo de eletrodoméstico.

2 . Cafeteira de alumínio Verona Brinox

Com design inspirado na clássica moka da Bialetti, a cafeteira Verona Brinox tem corpo em alumínio, entretanto, com preço mais em conta que a concorrente. Ela tem reservatório de 300 ml de água, sendo possível preparar até 6 xícaras de café.

3 . Cafeteira italiana elétrica Cadence Inox

A cafeteira italiana elétrica da Cadence é confeccionada em inox. A grande vantagem dela é não precisar ser levada ao fogo. Ou seja, a pessoa corre menos risco e pode ter café quentinho por mais tempo.

Ter um produto em que é possível maior controle sobre a temperatura, é uma grande vantagem na hora de preparar bebidas mais saborosas. Outra vantagem desse produto é que ele é capaz de preparar até 30 xícaras de café de uma só vez.

Segundo a Cadence, o mecanismo de filtragem por percolação é mais desenvolvido nessa cafeteira de inox, evitando a queima do café. A marca investiu ainda em um design próprio, que não lembra em nada a tradicional moka.

A cafeteira italiana elétrica Cadence Inox não é o tipo de moka mais bonito e elegante. Entretanto, entrega um ótimo serviço de preparação de café.

4 . Cafeteira Italiana em inox Tramontina

A cafeteira italiana em inox da Tramontina pode ser levada ao fogo e se adapta bem a qualquer fogão. Ela tem a habilidade de manter o café quente por mais tempo do que a clássica Bialetti.

Para quem procura um produto com design mais tradicional, a cafeteria da Tramontina pode decepcionar. Todavia, ela é capaz de preparar e manter o café saboroso por um bom tempo. Além disso, tem custo mais em conta do que suas concorrentes.

5 . Cafeteira italiana mini Express Mimo Style

A cafeteira italiana Mimo Style tem um design bem particular, apesar de ser feita com os mesmos materiais das mokas mais tradicionais de alumínio.

Ela prepara apenas uma xícara de café, por meio do eficiente processo de filtragem por percolação. Por outro lado, não possui reservatório de café.

Assim, a mini Express é ideal para quem quer otimizar o uso do café e tem baixa demanda diária pela bebida. É possível transportar facilmente em viagens, passeios, escritório e ter sempre um bom café à disposição.

6 . Cafeteira italiana de indução New Vênus

A cafeteira italiana de indução New Venus conta com a qualidade e reconhecimento dos produtos da marca Bialetti. É um produto com design mais moderno, feito em aço inox polido e tem capacidade de preparo de até 4 xícaras.

Seu cabo de inox leva uma proteção de nylon que deixa a cafeteira ainda mais elegante e te protege contra queimaduras. Ela é confeccionada com 18% de cromo e 10% de níquel, por isso, pode ser levada a todos os tipos de fogões, inclusive os de indução.

Aproveite as dicas e informações que você conferiu aqui para conhecer e saborear novas experiências neste apaixonante e grandioso universo do café. Por aqui, você conferiu os 6 melhores modelos de cafeteira italiana e pôde entender como é o seu funcionamento, como escolher o tamanho ideal, quais são os melhores materiais e como fazer café nesse equipamento.

Espero que essas informações sejam de grande valia para você! Aproveitando, você sabe o que é café especial? Acesse nosso post sobre o assunto e tire suas dúvidas.

Até a próxima!

Avalie este post
Photo of author

Autor: Duas Xícaras

Deixe um comentário