A prensa francesa ou french press é um modelo de cafeteira por infusão que não utiliza filtros de papel ou energia elétrica, tornando seu uso no dia a dia muito vantajoso. Além disso, seu método de preparo permite uma maior captação de óleos essenciais na bebida, garantindo um café forte e encorpado.
Se você é um apreciador de café, sabe como o momento de preparar essa bebida pode ser mágico, são muitas as formas de aproveitar cada nuance do grão e ainda se divertir manuseando equipamentos incomuns – como é o caso da prensa francesa.
Continue a leitura e confira nosso guia completo com dicas de preparo, curiosidades históricas e muitas outras informações sobre a french press!
Para que serve a prensa francesa?
A cafeteira francesa é usada para preparar o café de forma totalmente manual, ela é composta basicamente por uma estrutura com jarra que pode ou não ser removida e um êmbolo acoplado em um disco com tela. Essa parte é a responsável por separar o café moído da água e deixá-lo pronto para consumo.
As vantagens do método incluem economia com uso de filtros de papel e energia, além da facilidade para preparar um bom café em qualquer lugar. Tudo que você vai precisar é de um recipiente para esquentar a água, café com moagem grossa e sua querida prensa!
Como fica o café na prensa francesa?
O fato da infusão não entrar em contato com um papel ou pano de algodão influencia bastante na passagem de óleos essenciais para o café, outro fator importante é que, mesmo abaixando o êmbolo, o processo de extração continua. Por isso mesmo o café produzido na prensa francesa deve ser servido logo após o preparo.
Dessa forma, você aproveita o café antes que seu amargor fique muito grande. O resultado é um café bem encorpado, com nível acentuado de acidez, sabor e aroma.
Ressaltamos que a moagem grossa é a mais indicada para quem deseja aproveitar todas as notas do café na prensa francesa, pois evita uma extração exagerada e excesso de resíduos na bebida.
Como usar prensa francesa? Aprenda em 4 passos simples
Agora que você já sabe como fica um café preparado com esse método, que tal aprender como fazer café na prensa francesa e já entender na prática as características únicas dela? Antes de mais nada, veja uma lista rápida com o que não pode faltar nesse momento:
- Prensa francesa;
- Café em grãos ou moído;
- Moedor (caso utilize café em grãos);
- Água aquecida a 90° graus;
- Colher, espátula, ou utensílio para misturar.
1- Comece escaldando sua prensa francesa e moendo os grãos
Coloque a sua prensa francesa para escaldar. Assim que as bolhas surgirem no fundo da água, ela já vai estar entre 92 e 95 graus (dependendo da altitude do lugar onde a água é fervida). Esse é o momento de colocar um pouco na prensa francesa. Dessa forma, ela conseguirá manter seu café quentinho por mais tempo, sem contar a higienização do equipamento!
Utilize esses minutos de escaldamento para preparar o pó, indicamos que a moagem do café seja feita na hora, o que pode ser feito com um modelo de moedor manual ou mesmo elétrico. Seu café moído deve parecer com os grãos de sal grosso.
Caso não tenha moedor, também é possível utilizar café moído. Evite adquirir cafés em supermercados, pois têm a moagem mais fina, voltada para cafés coados, o que pode deixar a bebida com mais resíduos.
O ideal é adquirir em lugares onde a moagem seja feita no momento da compra. Basta informar que deseja um pó para prensa francesa!
2- Coloque o café na prensa em proporções adequadas
Retire a água da prensa e coloque 10 mg de café para cada 100 ml de água que você deseja preparar. Sinta-se à vontade para fazer testes e encontrar a proporção que mais se adequa ao seu paladar pessoal, ok? Agora é só colocar a água e mexer com a colher – ou qualquer utensílio que possa agitar a mistura – para quebrar a crema.
3- Espere o tempo de infusão
O tempo de infusão fica entre 2 e 4 minutos, caso o tempo seja muito menor do que isso, o café pode ficar sub extraído, com baixo corpo, intensidade e sabor. Caso o tempo seja maior, há uma extração muito elevada da cafeína dos grãos, produzindo uma bebida extremamente amarga e desequilibrada.
4- Aperte o êmbolo com delicadeza
Assim que os 4 minutos chegarem ao fim – ou menos, dependendo do seu gosto – comece a empurrar o êmbolo sem realizar muita força e pronto, seu café já está prontinho para consumo. Agora é só colocar na xícara e aproveitar a experiência de uma bebida forte com muito corpo.
Como surgiu a prensa francesa?
Há registros da primeira prensa francesa sendo patenteada em 1852 pelos franceses Mayer e Delforge. O único problema desse primeiro modelo era o êmbolo: a peça não se encaixava corretamente na jarra, permitindo que um pouco do pó fosse para a bebida.
No ano de 1913 o francês Louis Forest lança a prensa francesa Cafeolette, um modelo que utiliza leite no lugar da água para criar o clássico cafe au lait. Um pouco mais a frente, em 1923, o italiano Ugo Paolini usa a ideia para desenvolver um aparelho que extraísse o suco do tomate, algo realmente peculiar em nossa linha do tempo!
Quem ganhou a patente posteriormente foi Attilio Callimani, que fez uma contribuição importantíssima para os amantes de café. Ele introduziu uma selagem em borracha ou metal nas laterais do êmbolo que são utilizadas até os dias de hoje, mas no formato espiral.
Diversas melhorias ainda seriam feitas até que a gigante dinamarquesa Bodum lançasse sua versão da french press com o nome Chambord, que desde 1974 é o modelo mais conhecido e apreciado ao redor do mundo.
Como escolher uma boa prensa francesa?
Eleger uma boa cafeteira francesa é um passo importante não só para quem deseja criar um cantinho do café único, mas também para não ter problemas com o uso posteriormente.
A prensa francesa pode passar pelo choque térmico e possíveis rachaduras e quebras podem ocorrer neste item devido à troca constante de calor entre uso, lavagem do equipamento, etc.
Por isso ,prefira sempre materiais resistentes como o vidro borosilicato, o mesmo usado em beckers e outros tubos de ensaio. Outras partes como o material da alça também devem ser consideradas, ainda mais nos modelos grandes que comportam uma quantidade elevada da bebida.
Ah, o filtro de tela também deve oferecer boa qualidade para que as laterais não comecem a perder eficiência na filtragem com pouco tempo de uso.
Quanto custa uma prensa francesa?
Os valores para se adquirir uma prensa francesa podem variar entre R$60 até mais de R$600, dependendo do modelo e marca. Para escolher a que mais se adéqua às suas necessidades e orçamento, tenha em mente que a qualidade do material e durabilidade do produto influenciam no valor, bem como no resultado da bebida.
Gostou do post? Agora você já sabe porque a prensa francesa é tão utilizada entre os amantes de café. Além do aspecto estiloso, ela proporciona uma ótima experiência, com certeza um método que vale o investimento.
Continue acompanhando nosso blog e se aprofunde ainda mais nas diferentes técnicas de preparo, opções de café e muitos outros assuntos que ainda vamos abordar por aqui.
Obrigado e até a próxima!