O moedor de café é uma ótima escolha para aqueles que desejam ter um pouco mais de controle sobre o preparo da bebida. Isso porque, quando a moagem acontece perto do momento da extração, o degustador tem o prazer de experimentar uma bebida com toda a intensidade aromática preservada.
No mercado, você encontra aparelhos para todos os bolsos, desde modelos mais simples até aqueles mais tecnológicos. Assim, antes de comprar o seu, é preciso colocar na balança uma série de fatores, entre eles preço, design, praticidade, tipo de material das lâminas, quantidade de pontos de moagem, etc.
Neste conteúdo, você vai conferir 7 opções entre os melhores moedores de café do mercado. Vamos analisar os prós e os contras de cada um deles. Dessa forma, você terá mais informações para escolher o aparelho certo. Vem com a gente!
Ah, essa é uma lista, não um ranking, ok?
1. Moedor de Café Di Grano Cadence
O Moedor Di Grano, da marca Cadence, tem capacidade para moer até 45 gramas de café de uma única vez. Com 150w de potência, vem com uma tampa transparente, que permite a visualização da moagem.
Uma grande desvantagem desse modelo é que ele não permite alterar a espessura da moagem. Então, para conseguir diferentes granulometrias, você vai precisar trabalhar com o tempo de moagem. Por não ter pontos fixos de granulometria, é difícil obter o mesmo resultados em outras moagens.
O Moedor de Café Di Grano é leve e compacto, ou seja, cabe em qualquer cantinho do café. Aliás, aqui no Blog da Duas Xícaras já mostramos como você pode criar um cantinho do café simples e especial na sua casa. Confira!
2. Moedor de café Hario Skerton
O produto da Hario Skerton é o melhor moedor manual para uso doméstico, mas com uma entrega profissional.
Desenvolvido com mós ou moendas de cerâmica, esse moedor de café tem capacidade para processar até 100 gramas por vez.
Outra vantagem é o design rústico, que pode ser aproveitado na decoração do ambiente. A grande desvantagem do modelo da Hario Skerton é que a moagem pode levar um pouco mais de tempo, por ser um moedor manual.
Apenas tome cuidado na desmontagem do aparelho para higienização, já que ele pode conter uma ou outra peça que pode ser perdida e inviabilizar o uso momentâneo do moedor.
3. Moedor Ajustável Hamilton Beach
O moedor ajustável Hamilton Beach é um produto que permite três níveis de moagem. Esse é um ponto muito interessante para aqueles que querem experimentar bebidas feitas em diferentes métodos de extração.
Então, se você precisa de um moedor de café com regulagem, o Hamilton Beach é uma ótima pedida. Ele também permite a moagem de temperos. Ou seja, uma notícia e tanto para quem gosta de experimentar misturas entre café e noz-moscada, canela ou testar suas próprias receitas.
Essas funções fazem o preço desse moedor ser um pouco mais elevado do que seus outros concorrentes. Avalie sua necessidades e análise se o investimento vale a pena para você.
4. Moedor automático Bialetti
A Bialetti é uma marca muito conhecida no segmento do café. O aparelho projetado e desenvolvido por ela chama atenção pelo design sofisticado e moderno, sendo um equipamento que agrega muito na decoração do espaço.
Ele não possui ajuste de granulometria, sendo preciso usar o tempo de moagem para obter grãos com espessuras variadas. O produto acompanha ainda um manual que oferece informações sobre o tempo de moagem para diferentes métodos de extração.
Porém, muitos clientes relatam dificuldades para realizar a limpeza do moedor de café. Além disso, seu valor é bem mais alto do que os concorrentes anteriores.
5. Moedor manual Bialetti
O Moedor de café manual da Bialetti tem excelente custo benefício. Em comparação com seu concorrente da Hario Skerton, ele é mais barato e entrega praticamente os mesmos resultados
Suas lâminas são feitas em cerâmica, com capacidade para 50 gramas de grãos moídos, a cada ciclo. Ele conta ainda com uma demarcação para servir 1, 3 ou 6 xícaras de café.
Apesar de ser manual, o equipamento é bem versátil. Ele deixa você à vontade para escolher entre as opções de granulação, seja para prensa italiana, prensa francesa, métodos de filtro ou outras opções.
Sua única desvantagem é ter uma manivela que pode ser pequena para quem tem mãos maiores. Entretanto, se você ainda não sabe qual moedor de café comprar, esse modelo é uma ótima escolha.
6. Moedor Express Tramontina by Breville
A Tramontina é uma marca muito conhecida dos brasileiros, principalmente pela qualidade de seus produtos, o que é possível notar também no moedor de café desenvolvido pela empresa.
O Express Tramontina By Breville tem uma abordagem bem próxima do profissional. Para começar, ele tem 165w de potência, sua mós ou moendas de aço inox e brocas cônicas podem moer até 400 gramas de café por ciclo.
Além disso, todo o processo é monitorado e controlado no seu visor de LCD, onde ele indica a quantidade de xícaras que cada moagem fornecerá e o tempo que levará o processo. É neste painel também que você escolhe uma entre as 60 possibilidades de granulometria disponíveis. Ou seja, a sensação é de uma cafeteria dentro de casa.
O moedor da Tramontina é bem prático na hora de limpar, pois conta com acessórios que otimizam a higienização. É um produto muito indicado para baristas iniciantes ou para aficionados na arte do café.
Como nem tudo são flores, esse modelo tem um custo bem elevado.
7. Moedor Kitchenaid
Ele acompanha três recipientes com lâminas individuais. Uma delas com capacidade de 125ml para moer café. As outras duas, para temperos, com limite de 62ml.
O Moedor Kitchenaid pode preparar café para até 12 xícaras grandes e entra em operação assim que a tampa é fechada. Simples e prático, ele ainda é uma opção leve e compacta.
Entretanto, não tem um preço muito competitivo e suas lâminas se aquecem durante o processo, o que pode prejudicar o resultado da bebida quando pronta.
Quais as vantagens de ter um moedor de café?
A principal vantagem de ter um moedor de café em casa é degustar uma bebida com aroma e sabor intactos, tendo toda sua riqueza e intensidade ali presentes.
Experimentar pontos de moagem diferentes, para variados métodos de extração, também é um grande benefício desses aparelhos. Se esse for seu objetivo principal, opte então por um moedor com regulagem de grãos.
Além disso, você garante a pureza do café. Ao comprar e moer grãos por conta própria, você sabe exatamente o que vai na sua bebida, essa garantia não existe em relação ao café moído comprado no supermercado.
A experiência de moer os grãos é muito prazerosa, com a riqueza aromática deles se espalhando pela casa, enquanto são triturados. Sem dúvida, esse é um ponto que agrega muito à experiência de tomar café.
O que considerar na hora de escolher o melhor moedor de café?
Na hora de escolher o melhor moedor de café para você, é preciso entender as suas necessidades. Se, por exemplo, for um produto que você irá utilizar muito, ele deve ser fácil de limpar e versátil. Mas se for para instalar em um escritório, o equipamento deve ter alta capacidade de processamento.
Veja agora três pontos para analisar e fazer uma escolha mais assertiva em qualquer cenário:
1. Limpeza
Os moedores manuais são mais fáceis de limpar do que os elétricos. Eles podem ser totalmente desmontados e higienizados, garantindo um processo mais detalhado de higienização.
No caso dos moedores elétricos, verifique se eles acompanham acessórios que facilitam o procedimento, já que algumas regiões do aparelho podem ser de difícil acesso.
2. Tamanho
Se você tem pouco espaço para acomodar seu moedor de café, invista então em um modelo compacto e leve. O tamanho do moedor também influência na quantidade de café que vai ser servido. Por isso, você deve ter uma ideia da quantidade de café que precisa moer todos os dias.
3. Versatilidade
A versatilidade é o principal fator que vai influenciar o custo-benefício do moedor de café. Aparelhos com opções de granulometria, capazes de moer café e temperos com alta capacidade de processamento, são mais caros.
Mas você precisa mesmo de um desses? Para uso doméstico, um moedor compacto e simples pode funcionar muito bem. Do contrário, para um escritório ou ambiente de trabalho, pode ser mais eficaz ter um equipamento avançado.
Avalie todos esses fatores antes de qualquer decisão. Pode ser mais interessante começar com um aparelho simples, e ir progredindo aos poucos, do que comprar um moedor de café de última geração e deixar o coitado lá parado.
Descubra os moedores de café disponíveis na Duas Xícaras. Veja equipamentos de uso manual e elétrico e comece a experimentar novas maneiras de tomar um bom café.
Até a próxima!