Os livros sobre café são uma ótima maneira de aprender mais sobre a arte e a cultura da bebida. O surgimento e o desenvolvimento da cafeicultura está muito ligado ao florescimento cultural, econômico e até mesmo social.
Além disso, eles apresentam receitas variadas que podem ser aplicadas no dia a dia, ampliando a experiência e o repertório da percepção de aromas de apreciadores em diversos níveis.
Esses livros sobre café também trazem experiências de empresários do setor, baristas e uma série de profissionais que relatam sua jornada de vida no universo do café, compartilhando com riqueza e emoção suas vivências.
Por isso, nestas indicações, você irá descobrir 10 livros que falam sobre café de forma prática, didática e com muitos detalhes. Nosso critério aqui é o de trazer livros dos mais variados temas e abordagens, como receita, história do café e vivências de profissionais da área. Aproveite!
1. Café: Um guia do apreciador, de Fancisco A. Pino E Celso L. R. Vegro
O livro Café: Um guia do apreciador foi criado pelos pesquisadores agrônomos Francisco Alberto Pino e Celso Luís Rodrigues Vegro. Eles apresentam uma abordagem mais técnica do assunto, porém o título é bastante acessível a apreciadores iniciantes que pretendem ampliar o conhecimento neste tema.
Na obra, os autores apresentam aspectos da cadeia produtiva e comercial do café, esclarecendo questões sobre as características do universo cafeeiro e apontando dicas sobre como escolher os melhores grãos.
Eles ainda proporcionam um olhar para os cuidados que se deve tomar na hora da compra e também no preparo da bebida. Veja ainda nesse livro uma abordagem sobre a importância histórica do café, sua aplicação na medicina e detalhes sobre o cultivo!
2. Sou Barista, de Concetta Marcelina e Cristiana Couto
Sou Barista, de Concetta Marcelina e Cristiana Couto, é um livro sobre café para quem se interessa ou já exerce a profissão de barista. O título começa narrando a origem da profissão, que tem atraído cada vez mais pessoas. O conteúdo é bem didático, ou seja, você pode aprender e desenvolver as técnicas mais importantes de maneira tranquila.
Além de apresentar um panorama sobre a carreira de barista no Brasil, as autoras destacam dados sobre a origem e a grande expansão mercadológica do café. Em Sou Barista, o profissional já atuante pode se atualizar sobre plantio, beneficiamento e classificação de grãos e métodos de preparo.
3. O Livro do Café, por Anette Moldvaer
A norueguesa Anette Moldvaer é barista há aproximadamente duas décadas. Ela é especialista em torra e jurada de campeonatos internacionais expressivos como a World Barista Championship e cofundadora da Square Mile Coffee Roasters, uma empresa de torrefação mundialmente premiada com sede em Londres.
O Livro do Café faz um recorte bem amplo da temática, contemplando a história da cultura cafeeira, plantio, equipamentos e receitas diversas. O ponto alto do livro de Modvaer é o passo a passo detalhado sobre os diversos métodos de preparo do café.
Outro diferencial da obra são os roteiros de degustação que a autora indica ao leitor. Você vai encontrar dicas e recomendações para servir cada tipo de café e 100 receitas de bebidas quentes ou frias, que podem ser servidas com drinks alcoólicos, chocolate, chantilly e outras gostosuras.
4. História do Café, Ana Luiza Martins
Com uma abordagem leve e bem-humorada, a historiadora Ana Luiza Martins traz uma narrativa aprofundada sobre a cultura do café, desde a descoberta do café arábica em 575, passando pela disseminação da bebida ao redor do mundo, até o momento. É claro que a consolidação do Brasil como maior produtor mundial também é abordada.
A autora destaca o papel do consumo de café na sociedade, refletindo o aspecto simbólico da bebida na capacidade de aglutinar pessoas em espaços de convívio variados.
5. Dicionário Gastronômico: café com suas receitas, de Giuliana Bastos
O Dicionário Gastronômico conta as principais lendas folclóricas, ancestrais e históricas a respeito da origem do café. O título discorre também sobre os aspectos sensoriais e culturais que envolvem da bebida, destacando principalmente os traços da sociabilidade proporcionados pela mesma.
Ele é apresentado em verbetes que vão de A a Z, contendo, ainda, receitas de drinks e sobremesas. O leitor confere também informações curiosas sobre o mundo do café e conhecimentos preciosos sobre qualidade e produção de grãos.
O Dicionário Gastronômico ainda traz ilustrações e imagens que enriquecem e facilitam a compreensão dos assuntos.
6. Brasil: do Café à Indústria, por Roberto Catelli Junior
O livro Brasil: Do café à Indústria faz parte da coletânea Tudo é História, que traz uma série de títulos que fazem parte da vida acadêmica de historiadores, estudantes e amantes do café de todo o Brasil. A obra analisa a importância fundamental do café em relação ao processo de industrialização em nosso país.
O recorte é o final da década de 1920 e início de 1930, período em que o Estado de São Paulo se destacava no cenário nacional como potência econômica.
O escritor Roberto Catelli Junior narra fatos históricos de maneira acessível, abordando a transição do trabalho escravo para o trabalho livre nas lavouras e analisando como os paulistas transformaram a cultura do café em uma indústria lucrativa.
7. Chefs: Café, organizado por Carlos A. Andreotti
Vencedor do Prêmio Jabuti na categoria Gastronomia, o livro Chefs: Café é um título com informações completas sobre o universo do café, com textos redigidos por diversos especialistas da área.
Um deles é Nathan Herszkowicz, diretor da Associação Brasileira das Indústrias de Café (ABIC). No material, os iniciantes na arte do café podem ter o primeiro contato com o beabá do café, conhecendo a história da bebida a partir de seu surgimento até a complexa estrutura industrial que a envolve atualmente.
O leitor ainda tem à disposição mais de 100 receitas criadas por grandes chefs, dicas de preparo e uma ótima análise do mercado e comércio, o que pode interessar empreendedores do setor.
8. Eu Amo Café, de Susan Zimmer
A expert Susan Zimmer está no mercado de café há mais de 20 anos. Em Eu Amo Café, ela apresenta um guia atualizado e contemporâneo sobre a bebida, sua história e sua versatilidade.
O material aborda a história do café no Brasil, propondo uma reflexão sobre desenvolvimento e o impacto do café na sociedade no século XX. No lado prático, o leitor pode se inspirar com receitas, informações sobre os tipos de café, métodos de moagem, como é realizado o controle de qualidade do fruto e ainda descobrir as principais regiões cafeicultoras do país.
Susan Zimmer apresenta formas de preparar o café em diferentes métodos de extração e indica como harmonizar café com pratos principais e sobremesas. Por falar em métodos de extração, você sabe para que serve e como usar a prensa francesa? Já abordamos esse assunto aqui no blog. Confira!
9. Louco por Café, Antonello Monardo
O Italiano Antonello Monardo deixou seu país natal para se estabelecer no Brasil, em 1996. Apaixonado por café, cruzou o Atlântico para tentar entender o funcionamento da indústria do maior produtor mundial do grão. Especialista em torrefação e mestre em cursos de barista, Louco por Café já diz muito pelo título.
Esse livro sobre café é resultado de uma imersão na cultura cafeeira, mostrando a beleza de toda a cadeia produtiva da bebida. Ele ainda dá dicas de receitas autorais que podem inspirar o leitor a criar bebidas e drinks únicos.
O texto original foi escrito por Leandro Fortes e não deixa de fazer uma emocionante homenagem aos imigrantes italianos que chegaram no século XX para substituir a mão de obra escrava nas lavouras.
10. Perfume de Sonho, Sebastião Salgado
Nossa última dica é um livro singular, produzido por ninguém menos do que Sebastião Salgado, um dos grandes fotógrafos brasileiros de todos os tempos. Em Perfume de Sonho, o artista retrata em imagens o cotidiano de fazendas cafeicultoras em 10 países diferentes, entre eles, Brasil, Cuba, China e Colômbia.
O material demorou 10 anos para ser produzido e oferece uma mensagem bastante realista do campo. Sebastião Salgado capta o trabalho árduo de homens e mulheres nas fazendas, colocando em cena os bastidores da produção de uma bebida que leva tanta alegria à mesa de pessoas de todo mundo.
Como pudemos observar, a bibliografia sobre o café é ampla e muitas obras não foram retratadas aqui. Você possui ou já leu algum dos títulos recomendados? Sugere outro que não abordamos? Deixe aqui nos comentários!
Aproveite nossas indicações para mergulhar mais fundo no tema e se especializar na história, métodos, preparo, receitas e mercado do café!
Até a próxima!