Fazer café sem coador é uma forma de preparo que vem chamando a atenção de curiosos e amantes da bebida mais popular do Brasil. A experiência é bem diferente do que muitos estão acostumados, chegando a despertar certa incredulidade no público. Será que o café é bom? Faz mal? Essas são uma das perguntas que este conteúdo vai responder.
Então, se você quer saber como funciona e quais são os benefícios e desvantagens de preparar sua bebida preferida em um dos métodos de preparo de café mais polêmicos do momento, continue no Blog da Duas Xícaras e tire todas as dúvidas!
Como surgiu a ideia de fazer café sem coador?
O método de preparo de café sem coador se assemelha muito ao café turco, que é fervido três vezes e também dispensa o coador.
O café turco é um dos métodos mais antigos de que se tem notícia, sendo utilizado para tal um recipiente de cobre chamado de ibrik ou cévze. A grande diferença é que esse café é preparado com um pó mais fino, mais adequado ao método de preparo e consumo proposto.
Utensílios necessários
Para fazer o café sem coador, você precisa apenas de água, jarra, um recipiente para ferver a água e o café moído ou em pó.
Note que são os utensílios que você já está acostumado a utilizar em sua casa todos os dias, com exceção dos filtros de papel ou pano e do coador em si.
Como funciona o método de preparo do café sem coador?
O método de preparo do café sem coador tem uma premissa importante, mas muito fácil de seguir. Você deve ferver a água, mas não o café! Assim, os passos são:
• Coloque a água para ferver, desligando o fogo assim que ela atingir o ponto de fervura;
• Adicione o pó de café, misturando bem à água;
• Leve a bebida para uma jarra ou outro utensílio;
• Deixe o café de repouso por, no mínimo, 10 minutos, para que o pó decante e se fixe no fundo do recipiente;
• Sirva a gosto.
Na primeira degustação, é possível perceber uma pequena quantidade de grãos no fundo da caneca, isso porque, embora a maior parte do pó decante para o fundo da jarra, se separando do café líquido que será servido, pequenas partículas ficam em suspensão ou são levantadas ao servir a bebida. Entretanto, não é uma característica que prejudique a experiência.
O consumidor deve esperar uma bebida mais intensa e com aroma mais forte do que aquelas preparadas com coador e filtro, pois há maior contato da água com pó, extraindo mais cafeína e compostos dos grãos moídos.
Assim, se você tem preferência por bebidas mais fracas, no método de preparo sem coador, reduza a quantidade de pó na diluição com a água. Evite agitar a jarra ou xícara ao servir e ao beber o café.
3 Curiosidades sobre coar café sem coador
Esse modo de fazer café tem despertado a atenção de muitos amantes da bebida, principalmente nas redes sociais, alcançando milhões de visualizações. Com o sucesso, surgiram muitas dúvidas e curiosidades sobre o preparo e o consumo da bebida. Veja algumas na sequência:
1 . A água fervente não estraga o café
Muitos baristas aconselham desligar o fogo assim que a água começa a borbulhar, a justificativa é de água em ponto de fervura, ou seja, a 100 °C, pode queimar o pó. Dessa maneira, a bebida teria seu sabor e aroma alterados de forma considerável.
Por outro lado, existem especialistas que afirmam que o pó adicionado segundos depois da fervura não prejudica o sabor final, já que a temperatura da água tende a cair rapidamente após a interrupção da fonte de calor.
Por exemplo, um café expresso é preparado com água a 90 °C, o que não é muito distante da temperatura de ebulição da água, ao nível do mar.
Além disso, o processo de torra dos grãos de café é feita a temperaturas muito superiores a 100°C, de maneira que, a temperatura da água fervente, não irá mudar o ponto da torra em que o café já se encontra. O que pode sim ser alterado de acordo com a temperatura da água é o nível de substâncias extraídas do pó. Temperaturas mais quentes, por exemplo, tendem a extrair mais cafeína, mas temperaturas muito baixas em um processo convencional podem tornar a bebida sub extraída.
2 . O café sem coador não é o mesmo que café cozido
Para preparar algum alimento através do método de cocção, é necessário submeter esse ingrediente a uma fonte de calor constante, durante um período de tempo. Já o método de preparo sem o coador tem mais semelhança com a infusão.
Nela, você extrai sabores e aromas de um ingrediente através do contato com um líquido, que pode ser quente, frio ou estar em temperatura ambiente.
Conclui-se, então, que o método apresentado aqui não submete a mistura de café com água ao fogo constante, mas sim mistura o café ao líquido com temperatura elevada.
3 . O café sem coador apresenta maior quantidade de cafeína
Em comparação com o café expresso, o café infundido apresenta sim maiores índices de cafeína. No preparo do café expresso, o pó é submetido a água quente por no máximo 30 segundos. Por outro lado, o café preparado sem coador fica 10 minutos em descanso na garrafa térmica.
Assim, o maior tempo de exposição do pó na água, faz que mais cafeína seja extraída dos grânulos. O resultado é uma ótima bebida para começar o dia com disposição e energia. Então, você pode preparar seu café sem coador tranquilamente.
Neste post, você conferiu como o café sem coador é feito, além de entender quais são as características quanto ao seu sabor e aroma. Que tal aproveitar para conhecer outras curiosidades sobre o café e surpreender seus convidados com informações e conhecimentos que vão deixar a degustação ainda mais prazerosa? Confira no Blog da Duas Xícaras.
Até a próxima!